A ação de luz, variação de temperatura dos ambientes, umidade constante, o próprio uso (manuseio, fricção e flexão) e até mesmo os procedimentos de limpeza (com tensoativos e solventes) são os atuam no desgaste e envelhecimento do couro
Quando os artigos finos de couro são levados para limpeza – seja através de processos úmidos, a seco ou na bancada – a primeira coisa que acontece no tratamento é a remoção do seu Top Final, ou seja do seu Acabamento final chamado de AF2.
Saiba que os produtos de limpeza aplicados ao couro eliminam aquelas manchas provocadas por acidentes, uso indevido e junto com a mancha removem parte do acabamento final aplicado ao couro.
A ação de limpeza com o uso de tensoativos e solventes afetam também, diretamente em grande parte, o acabamento AF1 do couro.
Nesta ordem, o cliente deve ser avisado que o simples tratamento de limpeza do seu artigo de couro vai demandar sempre a necessidade de fazer a reposição do seu Upgrading.
“Só uma limpezinha, limpa também o Top Final aplicado ao couro; responsável pelo toque e aparência final do couro” alerta Noemia Marcondes, gerente de Qualidade CRC Couro
De acordo com a NBR 15105 o termo “acabamento” é usado para descrever uma serie de processos e operações que incrementam as propriedades e aparência do couro.
São designados como:
AF: Acabamento Final
AF1: Identificação do tipo de acabamento
AF2: Identificação do TOP FINAL
O tempo (ação de luz, temperatura, umidade e ambientes), o uso (manuseio, fricção e flexão) e os procedimentos de limpeza (tensoativos e solventes), são os responsáveis diretamente pelo envelhecimento e desgaste do couro.
Responderemos o mais breve possível.