Para manter sapatos de couro liso sempre vistosos, após o uso recomenda-se deixá-los “respirar” por 12 horas no mínimo antes de usá-los novamente. Cuidados adicionais também são válidos para bolsas, mochilas, de couro liso (tipo pelica) e demais acessórios. Pode-se, por exemplo, passar periodicamente um creme (tipo lustra-móveis) para não ressecar.
O suor provoca o endurecimento do couro, tornando-o com o tempo quebradiço e com isso encurtando o seu tempo de vida útil, além de afetar outros componentes pela ação de odores desagradáveis.
Para minimizar os efeitos do suor, palmilhas descartáveis (espumadas com revestimento em tecido absorvente podem ser usadas de 2 a 10 semanas.
Em couro acamurçados
Com uma escova seca, escovar suavemente o calçado sempre na mesma direção para melhorar a aparência e remover sujeiras superficiais. Em seguida, aplicar uma solução com água e vinagre e escovar, o que também previne o surgimento de bolor. Deixar em local ventilado por no mínimo 24 horas.
Em couro tipo nobuck
Não é recomendado nenhum cuidado adicional em casa, pois eles têm engraxe intenso e características de couro semi-acabado, cuja a ação com outros produtos podem até provocar manchas irreversíveis. Recomenda-se lavar este tipo de couro através de serviços de lavanderias especializadas.
Tendências
Outra etapa para manutenção dos seus acessórios é a troca de cor acompanhando as tendências da moda.
Reciclagem/recuperação Em casos de peças já desgastadas pelo uso ou manchadas, podem ser pintadas na cor original ou em outras tonalidades.
Responderemos o mais breve possível.